quinta-feira, 24 de março de 2011

II ANIVERSÁRIO da "sobretudoTANGO"

A 04 de Maio passam dois anos sobre a primeira aula realizada na "escolinha" sobretudoTANGO.
Razão , para nós, justificativa de comemoração.
E por isso a 07 de Maio organizaremos, em festa, a II MILONGA do jAMOR.
Realizar-se-à no local de trabalho, o belo Salão Nobre da SIMECQ, na Rua Sacadura Cabral, 81-Cruz-Quebrada. Quem conhece, sabe que o local é apelativo, com sabor a tango, o piso óptimo e a música vai ter a garantia da qualidade da DJ Gricel (obrigado por, mais uma vez teres aceite o nosso convite).
Estão convidados todos os milongueiros: os mais novos porque são eles a grande seiva do tango; os da "vieja guardia" porque são eles a raiz. Venham daí "cotas" recordar o ambiente tangueiro do tempo em que todos dávamos os primeiro passos.
Tudo faremos para proporcionar, a todos, uma bela noite.
E à vossa espera estará o nosso habitual sobretudoPORTEIRO, que não faz comentários nem cobra bilhetes.

A Grande Festa do Tango

Aí está uma vez mais a Grande Festa do Tango: O Festival de Tango de Lisboa.
É já de 25 a 29 de Maio. Convocatória obrigatória para os que dançam, mas também para os que se pretendem iniciar ou simplesmente gostam de ver.
Desconhecendo, embora, três dos seis pares de professores anunciados, o que conhecemos do critério de escolha da organização faz-nos crer que teremos, uma vez mais muito e bom que aprender. Dos pares que conhecemos isso é assegurado!
Portanto, tangueiros, é obrigatório não perder.
Consultem o site do FTL onde encontrarão toda a informação.
Obrigado aos organizadores por mais esta grande festa

Milongas e Lisboa

A sementeira dá frutos. Florescem as milongas em Lisboa. Boas notícias para o tango e todos os Milongueiros.
Meses atrás rareavam,. Agora a escolha é quase diária.
Publicamos na coluna à direita o anuncio daquelas de que temos informação. Havendo correcções a fazer pedimos que nos informem.
Há cada vez mais gente nova no tango e jovem de idade. Bom caminho leva a nossa dança.
Assim o Tango se tornará mais popular e os tangueiros mais milongueiros.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Notas de uma Viagem a Buenos Aires

A nossa segunda visita a Buenos Aires visou, além de fruir o prazer de respirar o “clima” único (com odor a tango) daquela belíssima cidade, frequentar o “VII Master para Maestros de Tango” levado a cabo pela Escuela Argentina de Tango entre 21 e 27 de Fevereiro. 
Convivemos e trocámos experiências com 19 colegas que ensinam tango na Argentina, Colômbia, Brasil, Estados Unidos da América, França. Chipre, Finlândia, Alemanha, factor, para nós, muito valorizador.
O curso, destinando-se a professores, abordou temas da área de ensino como a Pedagogia e Didactica especializada (prof  Daniel Brailoyski), mas todo ele, mesmo as práticas de tango, tiveram uma orientação didáctica , visando a melhoria dos métodos de ensino por parte dos participantes
O programa englobou ainda: Musicalidade (pofª Olga Besio), Tango Salón Clásico e Milonguero (prof. Jorge Firpo), Tango Salón Fantasia (profs Aurora Lubiz e Luciano Bastos), Milonga Lisa e com Traspié (profs Gabriela Elias e Eduardo Pérez), Canyengue (profs Martha Antón e “Gallego” Manolo); Tango Nuevo (profs Gustavo Rosas e Gisela Natoli) Técnica (profs Aurora Lubiz e Luciano Bastos) e Sequências (profª Guillermina Quiroga). Ao todo, 46 horas de aulas e algumas outras de prática.
Curso com uma orientação correcta, dirigido por professores de elevada qualidade (sem que isto signifique qualquer espécie de avaliação comparada, gostaríamos de dizer que nos tocaram especialmente as aulas de Olga Besio e Martha Antón e “Gallego” Manolo pela, originalidade (pelo menos para nós), pela relação e sobretudo pela sabedoria feita de simplicidade).
Gostámos, gostámos muito. Esperamos que os nossos ganhos se convertam em ganhos daqueles a quem procuramos transmitir a que sabemos.
Isto em nome de dois grandes princípios que nos regem:
Quem deixou de aprender deve deixar de ensinar
Um bom professor não é aquele sabe muito: um bom professor é aquele cujos alunos aprendem muito.

segunda-feira, 21 de março de 2011

De novo por cá

Temos estado bastante ausentes deste nosso cantinho.
A escolinha  sobretudoTANGO,  tem-nos dado, felizmente,  algum trabalho.
Por outro lado estivemos ausentes 10 dias para dar um pulinho (de demasiadas horas, para o meu gosto) a Buenos Aires e frequentar um curso para professores de  Tango Argentino. Que belíssima cidade, que excelente curso. 
Ocupa-nos ainda a preparação da próxima Milonga do jAMOR...em data a anunciar, mas...em breve!!!!
Por tudo isto, os breves recados, à medida do tempo disponível, têm caído no facebook.
Mas em muito breve regressaremos para dar notícias do curso que frequentámos, da actividade da sobretudoTANGO e da II milonga do jAMOR.
Até muito breve!!!!