segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Expressões de Tango

Hoje trazemos aos nosso visitantes, exemplos de várias expressões de tango.
Em notícia anterior referíamo-nos ao facto de, nas aulas da sobretudoTANGO, ensinarmos o tango tradicional, estilo milongueiro (Tango Salón).
Tal como musicalmente evoluiu dos clássicos até ao electrónico (passando obviamente por esse incontornável inovador que foi Astor PIazzola)a expressão dançada do tango encontrou também caminhos inovadores.
Surgiram assim outros tipos de expressão tangueira como o Tango Espectáculo (Tango Escenario)ou o Tango Novo (Tango Nuevo).
Expressões diversas,diferentes estilos, quanto a nós o mesmo merecimento. Mas também uma mesma raíz: O tango tradicional.
Por entendermos ser essa raíz a base fundamental para o domínio de todos os outros estilos e ainda porque esse é o Tango que se dança, socialmente, nas milongas, julgamos que a iniciação é por aí que deve começar.
Ainda uma outra razão: O estilo milongueiro, sendo o que mais nos emociona, é o que mais praticamos e melhor conhecemos.

Para ilustrar estas ideias publicamos hoje vídeos de demonstração dos diferentes estilos, pensando sobretudo nos sobretudomilongueiros e em todos os menos identificados com esta questões.
Fruam, que vale a pena.


Tango tradicional, Milongueiro, (Tango salón)
Hiroshi Yamao e Kyoko Yama, campeões do mundo tango salón (2009)

http://www.youtube.com/watch?v=-LLw3mcpk04 -

Tango espectáculo (Tango escenário)
Roberto Pereira y Gisely Andrade, campeões do mundo tango escenário (2007)

http://www.bestvideonet.com/watch.php?id=QmdFUFF9TeY&l=pt_br&dl=pt_br

Tango espetáculo ( com elevado sentido estético, afastando-se do tradicional)
Mora Godoy

http://www.youtube.com/watch?v=5Ps0qbKGxVA

Tango nuevo
Pablo Villaraza y Dana -Frigoli

http://www.youtube.com/watch?v=Ovk7GU1rV4c-

A sobretudoTANGO de novo a bailar

Retomámos a actividade.
Nas 5ªs feiras 17 e 24 demos as duas primeiras aulas da presente temporada. Está a ser difícil aos sobretudo tangueiros "arrancar" para o novo ano, as férias deixam sempre alguma inércia, a organização do novo ano traz sempre alguma indisponibilidade.
De qualquer modo já estiveram no Salão Nobre da SIMECQ dois dos pares que frequentaram o workshop do ano passado (e sabemos que regressarão mais), dois novos pares e uma nova sobretudotangueira (havendo já também, outras novas inscrições).
Temos, pois, a convicção que contituiremos um grupo da dimensão que desejamos, compatível com um acompanhamento personalizado de cada par e ideal para a dimensão do espaço.
De qualquer modo, continuam abertas as inscrições e esperamos por homens sem par, há senhoras à espera disso.
Portanto, até 5ª feira 01 de Outubro às 20,30, como sempre.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Regresso ao Tango











É já de hoje a oito dias que regressaremos ao Salão Nobre da SIMECQ para nos reencontrarmos e reencontrarmos o prazer de dançar e aperfeiçoar a nossa expressão do Tango Argentino "milongueiro".
Foram longas as férias e a saudade já se instalou. Por isso lá estaremos para revermos amigos e tango e curiosos por conhecer os novos companheiros que este ano se iniciarão nesta(s) andança(s). Buscando novos "sobretudo tangueiros", semeando o prazer do Tango, perseguindo o objectivo de fazer da "SobretudoTANGO" um local de divulgação e fruição do tango como dança social, o tango das milongas (tango salón).
Hoje, Eliseu e João, estaremos no espectáculo do Tango Passion, buscando inspiração, renovando fôlego, fruindo o prazer de ver um grande espectáculo. Coisa diversa do tango tradicional, por certo excelentes demonstrações do "tango escenário", outra expressão mas a mesma raíz, algo que só é possível a quem percorreu o caminho da base tradicional à elevada expressão artística.
O que conhecemos desta companhia leva-nos a recomendar vivamente este espectáculo, que será por certo grande fonte de motivação.
Inspirados pela demonstração de tão elevada técnica, regressaremos, mais intensos, daqui a uma semana, ao prazer dos primeiros passos, à nossa expressão da música que nos inspira, ao gozo de simplesmente caminharmos, inspiradamente, no abraço que nos une. Como se fossemos um.
Lá esperamos por vós, como sempre, animados por vos transmitir o sentimento tangueiro que nos habita. Até lá!